Nº de visitas

sábado, 23 de janeiro de 2010

( Série 3 ) S.L. Benfica [3] Sporting C.P. [0]

















FICHA DE JOGO:
Sport Lisboa e Benfica 3 – 0 Sporting Clube de PortugalCampeonato Distrital de Infantis Fut7 – 11ª Jornada da Série 3Data: 23/01/2010Hora: 09:00Local: Campo dos Pupilos do Exército, Alto dos Moinhos
SPORT LISBOA E BENFICA:
1 – João Moreira, 3 – André Serra, 4 – Hugo Teixeira (Sub-Capitão), 6 – João Trabulo (Capitão), 9 – Fábio Jorge, 10 – Miguel Sousa e 11 – Bruno Lourenço.Suplentes utilizados: 2 – Pedro Silva, 5 – Duarte Bona, 7 – André Palminha e 8 – Vasco Pinho.Suplentes não-utilizados: 12 – Diogo Simões.Treinador: Diogo TeixeiraDirector: Manuel Libório
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL:
1 – Paulo Ferreira, 6 – Diogo Ramalho, 7 – Diogo Mingachos, 8 – Diogo Macedo, 9 – Nicholas Garmendia, 10 – Aldair Ferreira (Capitão) e 11 – Diogo Fernandes.Suplentes utilizados: 12 – Pedro Bonneville, 2 – André Farinha, 3 – Marcelo Dias, 4 – Fábio Cruz e 5 – Pedro Amador (Sub-Capitão).Treinador: Pedro MoreiraDirector: António NabaisÁrbitro: Nuno Martinho
Disciplina:
Nada a assinalar
Resultado ao intervalo:
0 – 0 Resultado final: 3 – 0 Marcadores: Fábio Jorge (51'), Duarte Bona (58') e João Trabulo (60')Melhores em campo: Fábio Jorge (SL Benfica) e Diogo Ramalho (Sporting CP)
CRÓNICA:
No primeiro de três derbies lisboetas deste sábado, o Benfica recebeu e venceu o Sporting por 3-0, num jogo a contar para o Campeonato Distrital de Infantis/7. Num jogo muito animado e sempre bem disputado por ambas as equipas, os encarnados acabaram por ser mais fortes, e nos dez minutos finais construíram uma vitória confortável.Equipas em 2x3x1As equipas entraram em campo com o habitual 2x3x1 utilizado no futebol de sete. O Benfica alinhou de início com João Moreira na baliza, e com André Serra e Hugo Teixeira na defesa. João Trabulo foi o médio centro, com Miguel Sousa encostado à direita e Bruno Lourenço na esquerda. No ataque, esteve Fábio Jorge.Já a equipa leonina entrou com Paulo Ferreira na baliza e uma dupla defensiva composta por Diogo Ramalho e Diogo Macedo. No meio-campo, Diogo Fernandes esteve na esquerda, Diogo Mingachos na direita e Aldair Ferreira começou no centro. No ataque, entrou de início Nicholas Garmendia.Primeira parte pautada pelo equilíbrioDesde início o jogo foi pautado pelo equilíbrio e por constantes oportunidades de golo de parte a parte.
Logo aos dois minutos de jogo, Diogo Fernandes aparece na esquerda a tirar um bom cruzamento para a área, com Nicholas Garmendia a rematar, mas a bola sai fraca e fácil para o guarda-redes.
O Benfica respondeu logo no minuto seguinte, com Fábio Jorge a desmarcar-se bem e a ficar na cara do guarda-redes, que se sai bem da baliza e corta o perigo.Aos seis minutos Fábio Jorge voltou a ameaçar com um bom remate rasteiro e cruzado, mas que saiu ligeiramente ao lado da baliza de Paulo Ferreira.
O guardião leonino voltaria a negar o golo encarnado, desta feita a Miguel Sousa, que depois de recuperar uma bola entra na área pela direita e remata cruzado.O jogo tinha nesta altura poucas pausas, e logo aos oito minutos é novamente Fábio Jorge quem dentro da área tem um bom remate, para uma defesa segura de Paulo Ferreira.
O mesmo Fábio Jorge, na marcação de um livre indirecto, tentou a sua sorte, mas o remate forte passa por cima da baliza.Após estes primeiros dez minutos, ambos os técnicos começaram a fazer as habituais alterações, o que retirou algum ritmo ao jogo, que mesmo continuando a um bom nível andava agora mais longe das balizas. Novas ocasiões de golo só já nos cinco minutos finais da primeira parte, e duas para o Sporting.Aos 26 minutos, André Farinha aparece bem pela direita, cruza rasteiro e na área apareciam dois jogadores leoninos para fazerem o desvio, mas Miguel Sousa estava muito atento e tem um corte providencial. Logo no minuto seguinte, Diogo Mingachos bate um canto, a defesa não consegue um corte eficaz, e Marcelo Dias, à entrada da área, remata forte, mas torto.
Chegava pouco depois o intervalo, depois dos primeiros 30 minutos bem animados e disputados e com várias ocasiões de golo, mas faltava precisamente isso, o golo, que já se ia justificando dado o bom volume ofensivo promovido por ambas as equipas.
Segunda parte com mais BenficaA segunda parte trouxe a mesma toada dos primeiros 30 minutos, mas com a ligeira diferença de ser o Benfica quem mais atacou e mais oportunidades claras de golo conseguiu criar. Logo aos 32 minutos, Fábio Jorge volta a aparecer bem na frente de ataque, isolado, mas Pedro Bonneville, acabado de entrar, defende bem. Apenas dois minutos volvidos, e novamente o 9 encarnado a aparecer em zona de finalização, com mais um bom remate para mais uma boa defesa do guardião leonino. Na recarga, Bruno Lourenço ainda tenta o golo, mas a bola sai por cima.
O Benfica continuava forte no ataque, e aos 37 minutos Bruno Lourenço tem um excelente passe a desmarcar Fábio Jorge, mas Pedro Bonneville sai bem da baliza e corta o perigo. Três minutos volvidos e aparecia novamente Fábio Jorge em boa posição, após cruzamento em esforço, e após boa jogada, de João Trabulo, com o cabeceamento do avançado encarnado a sair ligeiramente ao lado da baliza.E logo aos 41 minutos, o Benfica aparece muito perto de inaugurar o marcador. Bruno Lourenço recebe bem a bola à entrada da área, e depois de um bom trabalho remata forte, com a bola em cheio na barra da baliza do Sporting. Os pequenos leões só aos 47 minutos conseguiram reagir. Numa jogada muito boa de contra-ataque, Pedro Amador fica com a bola e entra pela direita da área, realizando depois um remate cruzado, que passou muito perto da baliza de João Moreira, que na segunda parte era mais um mero espectador.Aos 49 minutos aparece um dos lances que se desse golo era certamente um dos mais caricatos. João Moreira, que já tinha mostrado boa capacidade de meter a bola no ataque, bombeia mais uma bola para a frente. Pedro Bonneville deixa bater e vê a bola passar por cima de si e a bater em cheio na barra, negando assim o golo ao guardião encarnado.Até que chegamos aos 10 minutos finais, fatídicos para a equipa leonina.
Aos 51 minutos, o Benfica inaugura o marcador. André Palminha leva bem a bola para a frente, e perto da área entrega a Fábio Jorge, que no meio desvia para o fundo das redes. Estava feito o 1-0, golo que se apresentava justo para a equipa encarnada e para o seu avançado, que há muito procurava abrir o marcador.E o segundo golo demorou apenas sete minutos a aparecer. Duarte Bona ganha bem uma bola à defensiva leonina, e após progredir no terreno entra na área e remata cruzado, sem qualquer hipótese de defesa de Pedro Bonneville, que ainda saiu da baliza mas não evitou o 2-0. O jogo caminhava para o final, e a vitória dificilmente fugiria à equipa da casa, que no entanto ainda conseguiu fazer mais um golo para fechar a contagem.Em cima do minuto 60, Vasco Pinho conduz bem a bola e coloca-a à entrada da área em João Trabulo, que depois de avançar mais uns metros remata cruzado e de pronto para o fundo da baliza. 3-0 e a festa no relvado e na bancada fazia-se a tons de encarnado.Pouco depois o árbitro Nuno Martinho apitava para o final do encontro.
Vitória do Benfica, que depois de uma primeira parte onde houve mais equilíbrio foi superior ao seu adversário nos segundos 30 minutos, com o primeiro golo a pecar apenas por tardio. Os jovens leões deram boa réplica de si, mas foram traídos nos últimos dez minutos, período em que pareceram totalmente perder o norte, principalmente a seguir ao primeiro golo.Com este resultado, o Sporting cai do primeiro para o quarto lugar, com os mesmos pontos do Benfica, que assim cola-se ao rival lisboeta. Quem ficou a ganhar nesta jornada foi a equipa do Foot 21, que ao golear o Encarnação e Olivais ascendeu à liderança. Também o CIF, que recebeu em casa o Oriental, aplicou uma goleada e ultrapassou águias e leões, fixando-se no segundo posto. Na próxima jornada, o Benfica recebe o Oriental, ao passo que o Sporting joga também em casa, com o Oficinas de São José.
ANÁLISE INDIVIDUAL (Sport Lisboa e Benfica):
1 – João Moreira: Boa exibição do guardião encarnado. Um par de defesas a mostrar segurança, e ia marcando num caricato lance de baliza à baliza com a bola a bater na barra.
3 – André Serra: Bom jogo a controlar a sua zona de acção. Bem a sair com a bola controlada, não comprometeu.
4 – Hugo Teixeira: Tal como o seu colega de defesa, não teve dificuldades em lidar com os atacantes contrários, numa exibição segura e sem grande percalços.
6 – João Trabulo: O capitão encarnado controlou bem o centro do meio-campo. Esteve ainda bem quando fugiu para os flancos e fechou a positiva exibição com um golo ao cair do pano.
9 – Fábio Jorge: Sempre a unidade mais perigosa do Benfica. Boa exibição, muitos remates e muito inteligente a jogar nas costas da defensiva leonina. Marcou um golo, o primeiro da sua equipa.
10 – Miguel Sousa: Na direita do ataque correu muito e deu algumas dores de cabeça a quem o marcava. Teve um bom remate logo aos sete minutos, negado pelo guardião contrário.
11 – Bruno Lourenço: Maioritariamente na esquerda, jogou cerca de 15 minutos em cada parte, e esteve sempre muito activo na linha.
2 – Pedro Silva: Pouco tempo em campo, no total cerca de 10 minutos, o que não lhe deu para mostrar muito no centro da defesa.
5 – Duarte Bona: Entrou bem no jogo, quer na primeira, quer na segunda parte. Fechou a sua exibição com um bom golo a dois minutos do final.
7 – André Palminha: Cerca de vinte minutos em campo, onde esteve no meio e na direita com bons pormenores. Fez a assistência para o primeiro golo da partida, num bom cruzamento, em esforço.
8 – Vasco Pinho: Fez cerca de 13 minutos na primeira parte, onde alinhou no centro do ataque, mas raramente encontrou espaços para mostrar serviço. Na segunda parte entrou muito perto do fim, mas ainda a tempo de fazer o passe para o terceiro golo.
ANÁLISE INDIVIDUAL (Sporting Clube de Portugal):
1 – Paulo Ferreira: Jogou a primeira parte e teve um par de boas intervenções, principalmente numa boa saída dos postes logo aos três minutos. Mostrou segurança.6 – Diogo Ramalho: Esteve geralmente bem na defesa, e evidenciou-se ao sair muito bom com a bola controlada para a frente, sendo muitas vezes a primeira unidade na construção de jogo. Saiu de campo logo após o primeiro golo.7 – Diogo Mingachos: Boa exibição do jovem leonino, sempre muito activo nas linhas. Esteve na esquerda e na direita, e manteve em qualquer um dos lados um bom nível exibicional.8 – Diogo Macedo: Tal como o seu parceiro de defesa fez uma boa exibição, mais forte na marcação, com vários duelos com o sempre perigoso Fábio Jorge. Ficou ligado, tal como toda a equipa, aos últimos e fatais dez minutos.9 – Nicholas Garmendia: Lutou muito no meio dos dois defesas encarnados, mas raramente encontrou espaços. Ainda fez um par de remates, mas sempre bem negados pelo guardião contrário.10 – Aldair Ferreira: O capitão leonino andou um pouco por todo o lado no campo. Começou no meio-campo, fugiu muitas vezes para as linhas e desceu também para a defesa. Demorou algum tempo a entra no jogo, mas melhorou muito quando passou para o sector mais recuado.11 – Diogo Fernandes: Fez o primeiro remate do jogo logo aos dois minutos, e esteve sempre muito activo na esquerda, onde foi também importante a ajudar a defensiva.12 – Pedro Bonneville: Entrou para a segunda parte e logo fez um conjunto de boas intervenções. Mostrou segurança e nos golos sofridos pouco mais poderia ter feito.2 – André Farinha: Entrou bem no jogo para a direita do meio-campo, sendo muito importante a defender e a atacar. Tirou um par de bons cruzamentos para a área.3 – Marcelo Dias: Jogou no centro do meio-campo, onde esteve bem a recuperar algumas bolas e travou alguns duelos interessantes com João Trabulo.4 – Fábio Cruz: Entrou perto do intervalo, e jogou os primeiros 13 minutos da segunda metade. Lutou muito na frente de ataque, mas passou um pouco ao lado do jogo.5 – Pedro Amador: Teve uma das melhores ocasiões da sua equipa, aos 47 minutos depois de um bom contra-ataque. Mas depois esteve em campo na pior fase da equipa.
DECLARAÇÕES:Mister Diogo Teixeira (SL Benfica):"Duas equipas que têm mostrado ser equiparadas, mas hoje fomos claramente superiores, tivemos uma segunda parte muito forte e tenho de dar os parabéns ao grupo todo, porque isto é reflexo de duas semanas de trabalho fantásticas de todos. Eles cresceram muito nestes últimos tempos e tenho de dar os parabéns a todos, porque sem o trabalho dos colegas estes 12 também não tinham treinado desta forma. Foi um jogo muito importante para nós, na medida em que o grupo cresceu muito hoje, como equipa. Estiveram muito próximos, muito unidos, e acima de tudo demonstraram um futebol aproximado ao que é o nosso modelo de jogo, e eu tenho de lhes dar os parabéns mais uma vez"."Este derbies têm a capacidade de mexer muito com as capacidades psicológicas deles, o facto de mexer a este nível ganha uma importância relevante para qualquer jovem desta idade. Estes miúdos estão e entrar numa fase em que estes jogos começam a ter muito impacto, alguns deles é a estreia, outros já começam a ter três ou quatro jogos de derby em cima, e começa a notar-se essa diferença, é óbvio. Ter este impacto também ajuda a que nos treinos haja uma clarividência de todos os objectivos, e analisamos se os conteúdos estão a ser aplicados ou não, e hoje tenho de me dar por satisfeito".
Mister Pedro Moreira (Sporting CP):"Estávamos relativamente equilibrados em termos de equipa, alguma fadiga e desânimo com o golo a cerca de dez minutos do fim, muita descrença na parte final do jogo e naturalmente que o resultado foi subindo. O jogo foi muito equilibrado, o Benfica teve algum ascendente na primeira parte, em que acho que equilibrámos em termos tácticos e de posicionamento de equipa para a segunda parte, mas realmente os dez minutos finais, em função de talvez ir atrás do golo do empate, desequilibrámos, perdemos algum espaço entre as linhas que estava bem até ao momento, e acabámos por perder 3-0, mas penso que a equipa se portou bem até esse momento. Agora há que levantar a cabeça, o discurso foi nesse sentido, tentar motivar, estamos na primeira fase, a equipa fez relativamente bem aquilo que pedimos, alguma dificuldade na posse de bola, coisa que esta equipa tem estado bem mas hoje sentiu alguma dificuldade, possivelmente perante uma boa oposição do adversário também".(Sobre a importância destes derbies em idades tão jovens) "É uma boa experiência para eles, um fervilhar de emoções, ver quem reage bem a esses estímulos e quem quer ser alguém no futebol tem de os partilhar bem. Fizemos coisas bonitas hoje, fiquei satisfeito e tenho pena do resultado. O jogo pode ser empate, vitória ou derrota, mas o espírito tem de ser sempre o máximo até ao final".
Texto e Imagem: Nuno Valente